![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/ab53/284d/d1d6/2c00/021c/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-13.jpg?1552263992)
- Área: 150 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Maíra Acayaba
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Fabricantes: HelôPeirão, Madearte
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Imagem 6 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/ac4a/284d/d136/2c00/0043/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-29.jpg?1552264241)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe levar ao limite a ideia do “cubo branco” da galeria de arte, potencializada pelo contraste (positivo-negativo) entre espaços-servidores e espaço-servido.
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Imagem 3 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/aadb/284d/d1d6/2c00/021a/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-4.jpg?1552263878)
Trata-se de um projeto em que não há matizes, transições ou meios-termos. Há apenas duas dimensões: aquilo que é branco; e aquilo que está para além do branco, o preto.
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Imagem 9 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/ab6e/284d/d136/2c00/003f/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-17.jpg?1552264024)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/ac62/284d/d136/2c00/0044/newsletter/CORTE_AA-1.jpg?1552264283)
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Imagem 5 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/aaf8/284d/d136/2c00/003d/medium_jpg/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-6.jpg?1552263905)
A área expositiva, ou seja, a galeria em si, é espaço-servido, positivo, tratada como um invólucro ultra-branco e homogêneo em que arestas dos planos se dissolvem para reforçar a presença das obras-de-arte ali expostas.
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Imagem 4 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/ab11/284d/d1d6/2c00/021b/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-8.jpg?1552263932)
Essas arestas ganham potência ao delimitar o que está para além do “cubo”, extrusões negativas, portanto pretas, que contém os espaços-servidores, como escritório / sala de reuniões, acervo, serviço / wc e depósito.
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Prateleira](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/ab8b/284d/d136/2c00/0040/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-20.jpg?1552264052)
A lógica se repete também no mobiliário, cujas faces que tangem o espaço expositivo a ele pertencem permanecendo brancas, enquanto suas extrusões (prateleiras, reentrâncias) tornam-se pretas por pertencer à dimensão das extrusões, aquilo que está para além daquelas superfícies.
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Prateleira, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/abeb/284d/d1d6/2c00/021e/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-23.jpg?1552264144)
O acervo, organizado em “teleiros”, pode ser visto pelos clientes de forma reservada, na sala de reuniões, ou avançar dentro do espaço expositivo, permitindo maior afastamento para visualização das obras.
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Imagem 8 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/ab2e/284d/d136/2c00/003e/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-9.jpg?1552263959)
O forro da galeria, em chapa expandida branca, além de criar uma textura que deixa entrever a laje de cobertura, serve ainda para pendurar obras de forma livre, o que, juntamente uma parede móvel, dão flexibilidade à organização do espaço expositivo.
![Galeria Bergamin / AR Arquitetos - Imagem 14 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/5c85/aac2/284d/d136/2c00/003c/newsletter/GALERIA_BERGAMIN_-_AR_ARQUITETOS-2.jpg?1552263852)